O Flickr é uma página/serviço oferecido pelo Yahoo!. Você poderia dizer que o Flickr é um álbum de fotos, mas seria menosprezar toda a capacidade do site.
Por isso, para tratar melhor do assunto, como autora convidada do Oito Passos, Marina Lobo escreveu um texto para entendermos melhor do que se trata o serviço.
* Se você está interessado em se cadastrar e quer saber como fazer isso e como utilizar todos os recursos do Flickr, vá à última linha do texto. Ou entre direto nessa url mesmo.
O Que é o Flickr?
O Flickr é um serviço de álbum de fotos voltado para as pessoas que se preocupam com as suas fotos.
As suas opções são incomparáveis em relação a outros serviços na internet, tendo como principais usuários fotógrafos profissionais e grandes amantes da fotografia, que a vêem não só como um registro de momento, mais como uma grande expressão de arte.
O que ele faz?
O serviço oferece opções de privacidade para usuários que querem apenas guardar as fotos para si mesmos, como para os que querem dividi-las apenas com usuários restritos, como amigos e família. Claro que você também pode torná-las públicas.
No Flickr suas fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no mesmo tamanho no qual você enviou, além de também apresentar as propriedades da foto, o chamado EXIF.
A foto pode ser visualizada em diversos tamanhos. A partir disso, o Flickr oferece um link onde você pode fazer o download do foto no tamanho escolhido, além de oferecer códigos prontos caso você deseje postar a foto em algum lugar.
Essa foto está hospedada no Flickr
O serviço pode ser bastante divertido também, se você usar a opção ‘add notes’, onde você pode colocar uma descrição em qualquer local da foto, como se fosse um mapeamento de imagens (veja exemplo). E por falar em mapa, há um mapa no flickr onde você pode arrastar sua foto no lugar do qual ela foi tirada, permitindo a usuários do mundo inteiro ver as fotos por localização.
Para os mais organizados, o Flickr é um prato cheio, ele permite que você crie pastas, os chamados SETS, como também uma coleção, no qual você pode colocar suas fotos preferidas, ou sets preferidos.
Esse serviço é um bom convite a ser explorado, cada link uma nova descoberta, se você gosta de fotografia esse é seu lugar.
Pensa que acabou?
Na verdade este artigo é só uma introdução. O “verdadeiro” artigo está nessa url (quem disse que o Orkut não é útil?). O tutorial nessa página está tão completo e mastigado que hoje mesmo a Marina foi entrevistada por telefone pelo pessoal da Folha, interessado no tutorial. Então entrem logo e sejam os primeiros a ficarem sabendo.
Mesmo que você já conheça o Flickr, que já tenha fuçado e já seja íntimo, nesse tutorial a Marina dá a dica de várias ferramentas e várias formas de usar essas ferramentas. Vale a pena conferir.
O Flickr ainda é pouco difundido no Brasil. O fomentação de valores mundanos auxiliam o crescimento de “Flogão”, “flog.terra”, “fotolog” e a disseminação dos “miguxos” e afins, enquanto um excelente serviço como o Flickr fica no esquecimento. Motivo? o brasileiro não está nem aí para o que é melhor. Preferem sempre o mais fácil.
Marina Lobo trabalho como Web Builder na IBM Brasil. Além disso, é fotógrafa amadora (não tão amadora assim) e gosta de se divertir pela web a fora. Para conferir suas fotos e saber mais acesse seu álbum de fotos no Flickr.
Para se cadastrar no Flickr clique aqui.