Tutorial: Flickr – O Que É? Como Usar o Flickr?

O Flickr é uma página/serviço oferecido pelo Yahoo!. Você poderia dizer que o Flickr é um álbum de fotos, mas seria menosprezar toda a capacidade do site.

Por isso, para tratar melhor do assunto, como autora convidada do Oito Passos, Marina Lobo escreveu um texto para entendermos melhor do que se trata o serviço.

* Se você está interessado em se cadastrar e quer saber como fazer isso e como utilizar todos os recursos do Flickr, vá à última linha do texto. Ou entre direto nessa url mesmo.

O Que é o Flickr?

O Flickr é um serviço de álbum de fotos voltado para as pessoas que se preocupam com as suas fotos.

As suas opções são incomparáveis em relação a outros serviços na internet, tendo como principais usuários fotógrafos profissionais e grandes amantes da fotografia, que a vêem não só como um registro de momento, mais como uma grande expressão de arte.

O que ele faz?

O serviço oferece opções de privacidade para usuários que querem apenas guardar as fotos para si mesmos, como para os que querem dividi-las apenas com usuários restritos, como amigos e família. Claro que você também pode torná-las públicas.

No Flickr suas fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no mesmo tamanho no qual você enviou, além de também apresentar as propriedades da foto, o chamado EXIF.

A foto pode ser visualizada em diversos tamanhos. A partir disso, o Flickr oferece um link onde você pode fazer o download do foto no tamanho escolhido, além de oferecer códigos prontos caso você deseje postar a foto em algum lugar.

Ex: NARA LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA

Essa foto está hospedada no Flickr

O serviço pode ser bastante divertido também, se você usar a opção ‘add notes’, onde você pode colocar uma descrição em qualquer local da foto, como se fosse um mapeamento de imagens (veja exemplo). E por falar em mapa, há um mapa no flickr onde você pode arrastar sua foto no lugar do qual ela foi tirada, permitindo a usuários do mundo inteiro ver as fotos por localização.

Ex:

Para os mais organizados, o Flickr é um prato cheio, ele permite que você crie pastas, os chamados SETS, como também uma coleção, no qual você pode colocar suas fotos preferidas, ou sets preferidos.

Esse serviço é um bom convite a ser explorado, cada link uma nova descoberta, se você gosta de fotografia esse é seu lugar.

Pensa que acabou?

Na verdade este artigo é só uma introdução. O “verdadeiro” artigo está nessa url (quem disse que o Orkut não é útil?). O tutorial nessa página está tão completo e mastigado que hoje mesmo a Marina foi entrevistada por telefone pelo pessoal da Folha, interessado no tutorial. Então entrem logo e sejam os primeiros a ficarem sabendo.

Mesmo que você já conheça o Flickr, que já tenha fuçado e já seja íntimo, nesse tutorial a Marina dá a dica de várias ferramentas e várias formas de usar essas ferramentas. Vale a pena conferir.

O Flickr ainda é pouco difundido no Brasil. O fomentação de valores mundanos auxiliam o crescimento de “Flogão”, “flog.terra”, “fotolog” e a disseminação dos “miguxos” e afins, enquanto um excelente serviço como o Flickr fica no esquecimento. Motivo? o brasileiro não está nem aí para o que é melhor. Preferem sempre o mais fácil.

Marina Lobo trabalho como Web Builder na IBM Brasil. Além disso, é fotógrafa amadora (não tão amadora assim) e gosta de se divertir pela web a fora. Para conferir suas fotos e saber mais acesse seu álbum de fotos no Flickr.

Para se cadastrar no Flickr clique aqui.

Avalie esse artigo:

Add Comment