Ubiquity – Conectando a internet

O Ubiquity, novidade da Mozilla Labs, é um projeto experimental que parece ter mais ambição do que ser apenas mais uma extensão do Firefox.

O Ubiquity pressupõe que “a internet é desconectada“. Ou seja, os serviços muitas vezes não estão bem integrados.

Por exemplo: mandando um e-mail para a sua namorada ou pretendente, convidando-a para um jantar ou um passeio e um local diferente, não há ainda um meio prático e rápido de colocar o mapa do lugar e/ou reproduzir resenhas on-line sobre ele no corpo do e-mail.

Com o Ubiquity, você sublinha o endereço desse restaurante e digita “map”. Surge então na tela, o mapa, para que você o adicione. Da mesma forma, digitando “yelp [nome do restaurante]”, você inseri a avaliação dos usuários do Yelp, site especializado em resenhas de restaurantes.

E vai além. Sublinhe o nome de uma pessoa no texto e digite “wikipedia” para ler o artigo no referido site. As possibilidades são inúmeras.

Outro exemplo: sublinhe um trecho de uma página em japonês e digite “translate” –a tradução, feita “debaixo dos panos” pelo Google Translate, aparece na própria página. Mais um: sublinhe o nome de uma pessoa e simplesmente digite “wikipedia” para ler o artigo sobre ela na Wikipédia.

Em outras palavras, são mashups que não requerem conhecimento técnico para serem utilizados.

Veja o vídeo de demonstração abaixo:


Quem quiser arriscar, a extensão já está disponível para download, ainda em versão 0.1 alpha. Portanto, baixe por conta e risco, pois bugs devem existir. Apesar de estar em fase de testes, a extensão já integra mais de 30 serviços online.

Ubiquity – Conectando a internet
Avalie esse artigo:

Add Comment