Unidades de Conciliação – Onde Encontrar?

Com o intuito de desafogar o judiciário, estão sendo instauradas em todo o Brasil unidades de conciliação. A proposta é simples e, ao mesmo tempo, inovadora: possibilitar a resolução de problemas jurídicos sem a necessidade de abertura de processos judiciais convencionais, o que barateia e agiliza a resolução de impasses.

Apenas em caso de não acordo entre as partes (o que é uma minoria, felizmente) o caso segue para a justiça comum. A lista dos processos mais comuns que podem ser resolvidos por tais unidades são: Divórcios; Pensão alimentícia;- Guarda de crianças; Compra e venda de bens, Batidas de trânsito e Problemas com bancos.

Como a lista de unidades de conciliação espalhadas pelo país é grande e depende do tribunal de justiça de cada Estado da Federação, abaixo segue link de quadro do programa Fantástico, da rede Globo, centrado exatamente na atuação dessas unidades. Basta clicar no seu Estado e a lista de unidades será visualizada. Escolha o mais próximo e dê entrada no processo. A economia de tempo e de recursos é mais do que compensatória, logo, acesse o http://www.jf.jus.br/ e saiba onde há uma unidade bem perto de você.