Universidades Gratuitas á Distância em São Paulo

Não é nenhuma novidade que o Brasil conta com centenas de universidades públicas, em nível federal e estadual, que oferece os mais diversos cursos, em todas as áreas do conhecimento, de forma gratuita e com a qualidade que ao menos é o que se espera de uma instituição mantida pelo poder público.

O grande diferencial destas unidades de ensino de nível superior é que elas nada cobram para que seus alunos usufruam da graduação que escolheram e ainda, em boa parte, elas continuam sim oferecendo apenas a forma de ensino tradicional – o que se entende por presencial – em que as aulas são ministradas regularmente dentro do espaço chamado como sala aula.

Mas, como a inovação é algo que não se atém apenas à tecnologia, mas também a educação e diga-se de passagem que isso é muito bom porque todos os avanços a favor de um bom aprendizado só faz somar com pessoas bem graduadas, informadas e bem sucedidas na profissão.

Esta inovação acaba de tornar realidade a chegada das universidades gratuitas à distância, uma forma custo zero de conseguir a sua formação profissional através de estudos pela internet e quem já entrou nesta forma de educar foi a tradicional Universidade de São Paulo (USP), a qual oferece cursos de graduação em licenciatura em cursos como pedagogia e letras em que a carga teórica é mais abrangente do que a prática.

Estudar de graça, com a praticidade da flexibilidade de horário, usando apenas um computador e ainda contando com a chancela da melhor universidade do Brasil, sem dúvidas é uma grande oportunidade. Outra vantagem é que apesar de ser EAD, o tempo de duração do curso de pedagogia é o mesmo das universidades tradicionais que é oito semestres.

Ainda não há previsão de quando serão abertas as vagas para o processo seletivo do curso EAD da Usp, mas, acesse o site http://www5.usp.br/ e faça a sua inscrição assim que elas foram abertas. Informe-se!