UOL Passa a Usar Links Patrocinados do Google

A manchete:

Google e UOL fecharam acordo está manhã (29 de Junho), que modificará o sistema de buscas e links patrocinados do Portal da UOL. O acordo entra em vigor a partir de Domingo (01/07).

 

O que vai mudar?

imageAtualmente o portal da UOL usa a busca do Yahoo. E aqui no Brasil, eles possuem o segundo buscador mais usado, logo atrás do Google. Mais até mesmo do que o próprio Yahoo!

Mas a partir disso fica tudo muito confuso. Os links patrocinados mostrados nas buscas, passarão a ser links do Google. Porém, a área de busca de produtos (shopping UOL), permanece com a tecnologia da UOL.

 

E o UOL Afiliados?

Boa pergunta. De acordo com o anúncio feito, o programa UOL Afiliados permanece normalmente, só não ficou claro para mim se com anúncios do Google ou do UOL. Contudo, para aqueles que foram expulsos do AdSense, a política do programa de afiliados do UOL permanece, e você vai continuar desfrutando dos links no seu site/blog.

 

O Acordo

Apesar dos links serem do Google, a UOL vai levar parte nisso. Infelizmente não foram apresentados detalhes do acordo financeiro, mas é óbvio que a UOL deve ficar com uma parcela considerável, porém não marjoritária da receita gerada.

A busca de imagens também será implementada e é a primeira vez que o Google integra essa busca a um portal na América Latina.

 

O Google sentiu o baque?

O UOL (ou a UOL, isso tudo é muito confuso), abriu o capital no fim do ano passado, ou seja, passou a ser negociável na bolsa, e de lá pra cá alavancou um lucro de 22,3 milhões só no primeiro trimestre de 2007.

Um crescimento de 9% sobre os ganhos registrados em igual período do ano passado. Ok, até aí, nada de assustar para o Google (ou a Google, isso também é bem confuso).

Já no setor das buscas, enquanto o Google dispara na frente com 13 milhões de visitantes únicos em Maio, o UOL vai aparecendo no retrovisor com 4,3 milhões. Ok, o Google é líder disparado, mas ninguém pode desconsiderar o número da UOL. Unindo as duas buscas, praticamente monopolizam o mercado.

 

Pelo jeito, ninguém se importa

É de se perguntar, o que faz o UOL ser mais utilizado como busca do que o Yahoo, que é o motor disso? É claro que, para o brasileiro com nenhum conhecimento técnico, pouco interesse se a busca é do Google, do Yahoo, do projeto X-14, whatever. O importante é ver a caixinha

image

clicar nela e digitar “Paris Hilton sem calcinha”.

Portanto, a notícia é interessante para quem participa do programa de afiliados da UOL, que precisa ficar de olho se vão ocorrer novas mudanças.

Fonte: IDG Now

2 Comments

  1. tonobohn

Add Comment