Web
Analytics

Verdades sobre a enxaqueca

Muitas pessoas em todo o mundo, todos os anos, sofrem com a tal enxaqueca. Esse mal é caracterizado por uma dor muito forte e pulsante que gera muitos incômodos para as pessoas que sofrem desse mal. Mas é bem verdade que muitos mitos e inverdades foram sendo criados em torno da enxaqueca, deixando muitas pessoas preocupadas. Saiba agora mesmo tudo sobre esse assunto e confira mitos e verdades sobre a enxaqueca.

Verdades sobre a enxaqueca

Verdades sobre a enxaqueca

Enxaqueca

Considerada um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, a enxaqueca, tem base biológica que acontece com pessoas predispostas geneticamente. A primeira cefaleia pode ocorrer em varias idades, mas costuma aparecer nas pessoas ainda na adolescência e adultos jovens, afetando mais as mulheres do que os homens.

Uma grande parte de pessoas que tem casos de enxaquecas vem acompanhada com sintomas neurológicos. A principal assinatura desse problema é o embaçamento dos olhos ou a presença de pequenos pontos luminosos e/ou manchas durante o períodos em que precedem as crises de enxaqueca. A enxaqueca pode acontecer em todas as pessoas e cerca de 95% da população mundial, poderá ter ao menos uma vez, enxaqueca na vida. Mas, existem algumas dúvidas relacionadas ao que realmente desencadeia esse problema.

Verdades sobre a enxaqueca

Verdades sobre a enxaqueca

Mitos e verdades sobre a enxaqueca

1. A enxaqueca melhora na gravidez.

VERDADE. A enxaqueca afeta mais frequentemente mulheres e homens devido as alterações hormonais. Durante o período da gravidez a maior parte das mulheres diz experimentar um grande alivio das crises, especialmente, no segundo e terceiro trimestre.

2. Em todos os casos, a enxaqueca é hereditária.

Verdades sobre a enxaqueca

Verdades sobre a enxaqueca

MITO.  Existem casos de enxaquecas hereditárias, mas em todas elas tem esse fundo. Algumas pessoas sofrem de esporádicas ou crônicas sem que tenha alguém da família com uma dor parecida.

3. Toda dor de cabeça que lateja ou pulsa é enxaqueca.

MITO. Os motivos e critérios para diagnosticar esse mal são muitos, logo ter uma dor latejante e pulsante nem sempre é enxaqueca.  Características da enxaqueca são: dor um único lado da cabeça, nível da dor moderada aumentando gradativamente que tende a piorar com o exercício ou atividade física, náuseas, sensibilidade a luz e som e outros.

4. Existe dieta para enxaqueca.

VERDADE. Vários alimentos são relacionados a dores fortes de cabeça, como derivados de leite, queijo amarelo, bebidas alcoólicas, molhos vermelhos e produtos enlatados.

Verdades sobre a enxaqueca

Verdades sobre a enxaqueca