Visual Studio 2008 em Oito Passos – Multi-targeting (parte III)

Um dos excelentes recursos do Visual Studio 2008 é o Multi-Targeting, que permite, em curtas palavras, escolher qual versão do Framework você deseja usar, de uma maneira bem simples e rápida.

Para entender a importância do recurso, vamos dizer que antes do VS 2008, a cada nova versão do Visual Studio e do Framework, éramos obrigados a realizar uma graaande migração de dados e aplicações. Ok, isso podia garantir o salário de muitos novos desenvolvedores contratados para dar conta disso, mas não era nada vantajoso para a empresa e muito trabalhoso para toda a equipe, certo?

Alguns problemas que a migração trazia:

  1. Manter diferentes versões do Visual Studio na máquina para dar conta de de editar projetos em frameworks diferentes.
  2. Ter que recorrer a ferramentas auxiliares, ou seja, softwares de terceiros sem garantia de qualidade.
  3. Tempo e dinheiro desperdiçados.

Em um paralelo bem simples, é como se com o lançamento do Office 2007 não conseguíssemos mais abrir arquivos do office 2003 ou anterior. Cada nova versão do Framework obrigava a empresa a migrar todas suas aplicações.

Agora, com o VS 2008, você pode trabalhar com uma IDE capaz de suportar múltiplas versões simultaneamente, excluindo dessa lista somente os Frameworks anteriores a versão 2.0. A Microsoft pretende manter essa funcionalidade nas próximas versão do VS. Isso significa que não precisaremos nunca mais ter mais de uma versão do software na máquina.

Todo o trabalho que você terá agora é esse:

Select framework
Selecionar a versão que você deseja, com um clique.

Para cada versão selecionada, o VS mostra um conjunto de projetos disponíveis. Se selecionarmos o Framework 3.5, por exemplo, teremos “WPF Application” e “WCF Service Application”, como segue na imagem:

Framework 2.0

Porém, se selecionarmos a versão 2.0, o número de projetos é reduzido:

Framework 3.5

Isso nos permite ver que tipo de ajustes o Visual Studio faz de acordo com a opção escolhida. Podemos inclusive realizar um upgrade ou um downgrade do nosso projeto, e o Visual Studio alterará toda a IDE para que ela se adapte à nova versão selecionada.

Mais uma excelente ferramenta disponível na versão do Visual Studio 2008!

Veja mais sobre o Visual Studio 2008 aqui

*Este artigo é um publieditorial

Visual Studio 2008 em Oito Passos – Multi-targeting (parte III)
Avalie esse artigo:

4 Comments

  1. Herr Spass 26/06/2008
  2. tonobohn 26/06/2008
  3. Caio Cézar Lopes 15/08/2008
  4. tonobohn 15/08/2008

Add Comment