Web
Analytics

4 ideias de trabalhos manuais para fazer em casa

Quando estamos entediados, é sempre bom procurar ocupar nosso tempo com atividades manuais. Alguns amam, outros odeiam, mas os trabalhos manuais estimulam nosso cérebro e nossa criatividade. Neste artigo te daremos 4 ideias de trabalhos manuais para fazer em casa, seja para passar o tempo, entreter seus filhos, ou criar atividades lúdicas. 

Como a pandemia nos obrigou a ser criativos

No início do ano de 2020 fomos bombardeados com a notícia de uma pandemia mundial. Uma doença letal altamente contagiosa nos obrigou a ficar em casa por um longo período. Empresas fechadas, escolas, comércios e tudo o mais. Não tínhamos escolha senão ocupar nosso tempo de alguma forma. Alguns aproveitaram para descansar, se desconectar das redes, outros investiram em jardinagem, outros em escrever um livro, mas a verdade é que sobrou tempo livre demais. Os pais precisavam manter seus filhos ocupados de alguma forma para não torná-los reféns da televisão e do celular, então foi aí que os trabalhos manuais entraram em ação.

Adeptos ao DIY

Muita gente que nunca tinha ouvido falar de DIY, a sigla em inglês para Do It Yourself, ou Faça você mesmo, se tornou praticante sem nem ao menos saber que ela existe. A prática, muito presente na vida de algumas pessoas, que amam decorar suas casas, criar brinquedos, porta retratos e tantas outras coisas manualmente, veio parar dentro das casas de milhares de pessoas. Com tanto tempo livre sobrando, muitas pessoas fizeram pesquisas de trabalhos manuais para fazer em casa e acabaram tomando gosto pela prática.

Mais originalidade e economia

Com a prática muitas pessoas descobriram uma maneira de economizar e serem originais. As ideias de trabalhos manuais para fazer em casa valorizam muito materiais de fácil acesso, ou a reutilização do que já temos em casa, ou a customização do que estava velho e prestes a ser perdido. Então, o DIY, ou os trabalhos manuais para fazer em casa ainda transmitem uma mensagem sustentável, pois reduz o consumo de produtos novos através da recriação.

A prática como auxiliar no tratamento de doenças

Você sabia que aderir à prática de trabalhos manuais para fazer em casa tem sido muito usado no tratamento de doenças? Algumas clínicas de reabilitação, como o Núcleo Viver Sóbrio, incentivam seus pacientes a fazerem trabalhos manuais, seja como forma de distração, ou como meio de revelar talentos que podem se tornar uma profissão no momento em que o paciente for reinserido à sociedade. Os benefícios dos trabalhos manuais para fazer em casa são inúmeros.

4 ideias de trabalhos manuais para fazer em casa

A seguir, traremos 5 exemplos do que você pode fazer aí na sua casa. Chame a criançada, a esposa, o marido, e venham todos colocar a mão na massa.

Peças em argila

Peças em argila

Você já viu como fica bonito um quadro cuja moldura é feita de argila? Confeccionar sua própria peça em argila pode ser mais simples do que você imagina. A argila é um material de fácil manuseio e com um preço bastante acessível. Além das molduras, é possível fazer pequenos quadros utilizando moldes, xícaras, pratos e o que mais sua imaginação permitir. Aposto que o resultado será incrível.

Quadros de String Art

Quadros de String Art

Esses quadros são encantadores, é impossível não amar. String Art é uma técnica artística que utiliza prego e linha para formar desenhos, silhuetas ou palavras, e é muito simples criar quadros desse formato. Você só vai precisar de uma madeira no tamanho que preferir, pregos pequenos, o desenho que deseja criar e as linhas nas cores de sua preferência. Este, inclusive, é um dos trabalhos manuais para fazer em casa que podem te gerar uma grana extra, afinal não é fácil encontrar quem comercialize quadros de String Art

Amigurumi

Amigurumi

Esses amiguinhos são charmosos e de uma beleza única. Amigurumi são pequenos bonecos feitos de crochê e preenchidos com algodão sintético, ao estilo de um bicho de pelúcia. Mas o grande diferencial está no fato de que os amigurumis são únicos e podem ser criados do zero, inspirados em qualquer coisa, inclusive em pessoas. Já pensou criar bonecos parecidos com você ou com os seus filhos? Demais, não é? Além de ser um dos trabalhos manuais para fazer em casa muito prazerosos, você também pode vendê-los e se tornar um artista, pois a arte do crochê não é pra qualquer um.

Caixas Organizadoras

Caixas Organizadoras

Está tudo espalhado e sem lugar definido aí na sua casa? As caixas organizadoras podem te salvar. Elas podem ser feitas a partir de um caixote, que você pode encontrar à venda por um valor muito acessível. Defina quantos serão necessários, compre lixas específicas para madeira e comece sua arte. Você pode apenas lixá-los e deixar na cor natural, dando um ar mais rústico, ou pintá-los com a cor de sua preferência. Use sua imaginação e deixe sua casa mais organizada e com um toque especial.

Agora que você já conhece nossas ideias de trabalhos manuais para fazer em casa, escolha seu preferido e coloque a ideia em prática.