Web
Analytics

Como fazer um churrasco com carvão

Se você quer aprender como fazer um churrasco com carvão, está no lugar certo. Vamos aprender tudo que você precisa saber para conseguir fazer o melhor churrasco da sua vida e nunca mais ter problemas para acender o fogo com carvão. Acompanhe!

como fazer um churrasco com carvão

Como fazer um churrasco com carvão – Passo a passo

Para fazer um churrasco com carvão, você vai precisar tomar alguns cuidados na hora de acender o fogo. Por mais que o carvão seja feito para isso, ele precisa ter uma combustão correta para que, de fato, pegue fogo.

Além disso, vamos te ajudar a fazer o fogo acender rapidamente, sem precisar esperar por horas até que a brasa esteja realmente boa para receber a carne. Veja o passo a passo abaixo.

1- Prepare a base da churrasqueira com papel sem tinta ou cola

Antes de mais nada, você precisará colocar papel na churrasqueira. Mas detalhe: use um papel que seja adequado para isso. Jamais use papel com tinta ou com outros tipos de químicos que podem intoxicar o carvão e, posteriormente, a carne. Folhas em branco são boas alternativas.

2- Coloque o carvão por cima do papel

Para fazer um churrasco com carvão, você vai precisar posicionar o carvão em cima da primeira base de papel. Coloque a quantidade que você julgar necessária e de acordo com a quantidade de carne. Mas não coloque tudo, pois vamos fazer mais uma camada na sequência.

3- Coloque mais papel no meio do carvão

Agora que você fez a primeira camada de carvão, coloque mais uma camada de papel em cima. O mesmo papel que você usou na etapa anterior. Assim, você dará mais acesso para a combustão do carvão e não precisará esperar tanto tempo até que as brasas aconteçam.

4- Coloque mais uma camada de carvão por cima

E por fim, coloque mais uma camada de carvão em cima da última camada de papel. Agora, você poderá colocar o restante do carvão. Isto criará o efeito de “embrulhar” o carvão, de modo que ele possa pegar fogo com mais facilidade.

como fazer um churrasco com carvão

5- Acenda o papel que está embaixo e use um secador de cabelo para o fogo pegar

Tudo que você precisa fazer agora é acender o papel da primeira camada. Ele levará o fogo até a segunda camada de papel e o fogo vai começar a tomar conta do carvão. Uma dica bem interessante para acelerar o processo, é utilizar um secador de cabelo para soprar o fogo. Mantenha o secador longo do fogo, com espaço suficiente para que o carvão possa criar combustão.

Dica extra: utilize óleo de soja para molhar o carvão e dar mais combustão ao fogo

Uma dica que vai te ajudar muito a fazer um churrasco com carvão, é utilizar óleo de soja para umedecer o carvão quando o fogo já o está consumindo. Isto vai fazer o fogo ganhar combustão, pois há componentes inflamáveis no óleo que vão ajudar no processo.

Note que sequer usamos álcool para fazer fogo com carvão. Assim você tem mais segurança e pode fazer a sua carne com tranquilidade!