Web
Analytics

Inscrições Enem 2021 – Cronograma de Inscrição

Quer garantir uma vaga nas melhores Faculdades? As inscrições Enem 2021 serão realizadas de 28 de junho a 9 de julho. Lembrando que o processo para se inscrever é totalmente digital, feito através da Página do Participante

Continue lendo para saber mais.

como-se-inscrever-enem-2021

Cronograma de Inscrições Enem 2021

Acompanhe o cronograma do Enem e esteja atento às datas:

  • Pedidos de isenção da taxa e justificativa de ausência: 17 a 28 de maio de 2021
  • Resultado isenção da taxa: 9 de junho de 2021
  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Último dia para pagar a taxa: 19 de julho
  • Solicitação de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
  • Atendimento pelo nome social: 19 a 23 de julho
  • Resultado atendimento especializado: 27 de julho
  • Resultado nome social: 30 de julho
  • Provas: 21 e 28 de novembro
  • Resultado: janeiro ou fevereiro de 2022

Inscrições ENEM 2021: Como fazer

Siga os passos a seguir para realizar sua inscrição:

1º: Acesse a Página do Participante

Como já mencionamos, as inscrições do Enem 2021 são feitas pela Página do Participante. Ao acessar o site, a assistente virtual “Nanda” explicará que na página é possível fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. 

Em seguida, será solicitado que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela, o que o Inep adota como etapa de segurança.

2º: Informe os dados pessoais

Após clicar na imagem, você deve informar o seu CPF. Em seguida, será necessário digitar sua data de nascimento. 

Lembrando que é obrigatório que o número do CPF seja seu, não é possível se inscrever com o documento de outra pessoa. A documentação servirá para identificar o participante durante todo o processo do Enem 2021 e também de outras edições, caso o estudante faça novamente a prova.

Na tela seguinte, Nanda irá pedir o preenchimento de informações como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. 

Na sequência, você deve informar a cidade e o estado onde nasceu.

Depois, será necessário informar o número do RG (documento de identidade). 

Por fim, a Nanda solicitará o CEP do local em que você mora. Com o CEP preenchido, você verá o nome de sua cidade e seu bairro. Basta preencher complemento e número. 

3º Atendimento Especializado

Esta etapa da inscrição é voltada apenas para quem precisa receber algum atendimento especializado para a realização das provas. Se não é o seu caso, basta clicar em “não preciso”. 

Caso precise de atendimento especializado, clique na opção “preciso”. Em seguida, será necessário assinalar qual a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai apresentar os recursos de acessibilidade disponíveis aos quais você terá direito. 

Feita a solicitação do atendimento, não esqueça de anexar documentos que comprovem o direito, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

4º: Escolha a Língua Estrangeira

O próximo passo é escolher a língua estrangeira que fará parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Saiba que as opções são Inglês e Espanhol e alterações só são possíveis durante as inscrições do Enem. 

5º: Informe a sua Escolaridade

Agora é preciso informar o seu nível de escolaridade no momento da inscrição do Enem 2021. Tenha em mente que não é possível alterar a opção selecionada após terminar de se inscrever no exame. 

Será necessário informar se está no ensino médio ou se já concluiu, se é/foi em escola pública ou privada e se é regular, supletivo ou Encceja. 

Se marcar as opções “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, a participação no Enem 2021 será apenas para treinamento, o que é chamado de treineiro, e o estudante não poderá usar as notas para se inscrever no SiSU, ProUni ou Fies. 

6º: Preencha o Questionário socioeconômico

O próximo passo da inscrição no Enem 2021 é o preenchimento do questionário socioeconômico. São 25 perguntas para que a organização do exame possa saber mais sobre o perfil econômico e social de você e da sua família. 

7º: Contato e senha

Informe seu telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário. 

Além disso, também será solicitada a criação da senha de acesso da Página do Participante. 

8º: Escolha entre o Enem Digital ou Impresso

Nesse momento o sistema vai mostrar as datas das versões digital e impressa do Enem. Você precisa escolher a modalidade que prefere. 

9º: Gere e pague o boleto

Com a inscrição finalizada, quem auxiliará você é o assistente virtual “Beto”. Ele apresentará o boleto para download (Guia de Recolhimento da União – GRU). 

O boleto da taxa deve ser pago até três dias após o fim das inscrições. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. 

Vale ressaltar que a confirmação de inscrição do Enem 2021 para quem é pagante só é feita após a confirmação do pagamento da taxa. A compensação bancária pode levar até uma semana, de acordo com o Inep. 

Provas Enem 2021

Vale ressaltar que as provas do Enem 2021 não devem sofrer alteração em relação aos últimos anos. Elas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, tanto a versão impressa quanto a digital, e formadas por 180 questões objetivas e uma redação.

  • 1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Para esse ano, a expectativa é que mais participantes possam optar por fazer o Enem Digital. No último Enem, 101 mil vagas estavam disponíveis para quem quisesse fazer as provas pelo computador.

Faça a sua inscrição e boa prova!