As Melhores coisas da Vida são de Graça, veja 7 delas

As melhores coisas da vida são de graça. Na verdade, nunca são coisas: são momentos, lições, lembranças, abraços intensos e emoções que arrepiam nossa pele. Tudo isso acontece quando nos sentimos verdadeiramente livres e receptivos ao que nos rodeia, sem medos, sem atitudes que nos limitam, sem preconceito.

Tenha em mente que uma das premissas que definem a psicologia positiva é a eterna questão de como ser mais feliz. Martin Seligman, o maior representante dessa tendência e célebre psicólogo, diz que um modo de conseguir a felicidade é mediante o comprometimento. Ou seja, é a capacidade para alcançarmos os aspectos mais positivos e simples da vida, como sonhar, abraçar e rir.

Porém, nem sempre nos damos conta de como esse tipo de ato tão simples enriquece nossa alma. Para ajudar você a ficar mais atento a esses momentos, fizemos uma lista com as melhores coisas que são de graça. 

Continue lendo para saber mais.

melhores-coisas-por-do-sol

7 melhores coisas da vida que são de graça

Confira a seguir quais são os momentos especiais do nosso dia a dia e que não envolvem dinheiro:

1. Sentir o vento

Sentir o vento bater no rosto é uma das melhores maneiras de estar atento ao seu próprio corpo, se sentir vivo e, ao mesmo tempo, conectado à natureza. Faz você se conectar consigo mesmo. Desligar um pouquinho da rotina.

2. Cheiro de café coado pela manhã

Trata-se de um dos melhores cheiros que podemos sentir. Além disso, o café traz memórias afetivas para a maioria dos brasileiros,estando associado à boas memórias, como tomar café com a família reunida na casa da vó, por exemplo.

3. O pôr-do-sol

Procurando um momento contemplativo, para apreciar a beleza da natureza e ser grato pelas coisas boas da sua vida? Apreciar o pôr-do-sol é a dica perfeita!

4. Ler um livro

Além de te colocar em contato com outras realidades e trazer mais conhecimento para o seu dia a dia, o livro pode te ajudar a relaxar e se sentir mais feliz.

5. Ouvir música

Colocar uma música animada para cantar e dançar é uma das melhores sensações da vida. Música acalma, estimula a memória, alivia dores e ajuda no exercício físico.

6. Encontrar amigos

Estar com amigos é comprovadamente uma maneira de aumentar a sua serotonina! Ou seja, você se sente mais feliz e não precisa pagar nada por isso. Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes com o outro. O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que as outras pessoas não teriam coragem de dizer sempre pensando no seu melhor.

7. Andar de mãos dadas

Dar as mãos para alguém que você ama reduz os níveis de estresse e te ajuda a se sentir mais seguro. Além disso, andar de mãos dadas é bom para o coração, literal e figurativamente. Isso, porque, segurar a mão de seu companheiro ajuda a baixar a pressão arterial e, assim, protege o coração contra o risco de doenças cardíacas.

Lugares onde podem encontrar a felicidade

As melhores coisas são aquelas que não são planejadas e que surgem de forma espontânea. Um dos focos de estresse e insatisfação mais comuns é o fato de colocarmos altas metas e expectativas ou nos comprometermos a alcançar objetivos totalmente irrealistas.

A necessidade de aparentar juventude eterna, de acumular coisas, de alcançar medalhas… Tudo isso tem um limite.

Conheça suas emoções e faça uso delas. Já sabemos que as emoções negativas são armas para o autoconhecimento, e no que diz respeito a emoções positivas, devemos ver as mesmas como canais de crescimento e de expansão. O simples fato de as sentirmos e de as desenvolvermos cada dia através dos afetos, da comunicação empática, do respeito e do carinho nos permitirá conectar-nos com os outros para poder crescer por dentro e por fora, e assim sermos muito mais livres.

Por fim, lembre-se que não devemos ficar obcecados com a ideia de uma felicidade eterna. Algo assim é pouco mais que um ideal impossível. Trata-se na verdade de nos libertarmos de todas as cargas possíveis e vivermos em equilíbrio, em harmonia e de forma serena.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.