Como dimensionar madeira para telhado: 3 dicas

Está pensando em construir um telhado ou reformar e não sabe como dimensionar madeira para telhado para substituir telhas antigas? Que tal aprender a como calcular e dimensionar o telhado? Quem calcula e planeja, acaba economizando.

dimensionar madeira para telhado

Nos dias de hoje existem uma série de tipos de telhado no mercado. Desde os de telhas galvanizadas até os de PVC, concreto, cerâmica, vidro, pet, além de outros tipos. Porém, cada um tem seu custo, e também trás um benefício diferente do outro.

Mas, você como consumidor, antes de ir comprar uma telha, saiba que existem uma série de fatores para levar em consideração. Se você quiser fazer o cálculo do telhado, será necessário saber qual o tipo de cobertura você irá usar, e a inclinação.

Não se preocupe, mais abaixo você irá aprender a como fazer os cálculos de dimensionamento de telhado para saber quanto de material você precisará comprar.

Como calcular telhado?

Para se fazer um cálculo do telhado, você deve saber que ele contempla algumas coisas, como a estrutura metálica e o madeiramento. É preciso saber qual tipo de telha será usada e os acessórios para fixação e acabamento do telhado.

Se possível for, contrate uma empresa ou um Telhadista, que é o profissional capacitado para entender qual o melhor telhado para você e a quantidade de material que será usado. Este profissional sabe definir quais tipos de madeira para telhado serão usados, qual perfil metálico, bitolas, espaçamento e dimensões;

Se você já tiver o projeto na planta da cobertura do seu telhado, ele poderá medir com base nela, as dimensões, quantidade de telhas, acessórios e complementos para confirmar os gastos que serão feitos com o seu telhado.

Como calcular a quantidade ideal de telhas?

Cada tipo de telha tem seu número de consumo de peças por metro quadrado. Aqui iremos medir como (pç/m²). Cada fabricante irá especificar qual o número de peças.

Você precisará das seguintes informações para calcular a quantidade de telhas para sua cobertura:

  • Em quais áreas elas serão instaladas?
  • Qual o tamanho do beiral?
  • Qual o tipo de telhado escolhido? Aparente ou Platibanda?
  • Qual a inclinação?
  • Qual a quantidade de águas e panos de telhado?

Existem duas formas para você descobrir estas informações para calcular a quantidade de telhas. Estas informações e dimensões poderão ser extraídas da planta da cobertura do projeto ou com o auxílio de trena medindo o local.

Se você quiser fazer o cálculo da quantidade de telhas por meio da planta, será necessário que você faça alguns cálculos. Mesmo sem ir ao local, é possível por meio da planta do telhado obter todas as dimensões.

Vale lembrar que a inclinação é um fator e cada tipo de telhado tem uma inclinação diferente. Você deverá calcular assim: A quantidade de telhas será determinada pela multiplicação da área inclinada e do consumo de telhas por metro quadrado, o (pç/m²) citado acima.

Defina as informações abaixo para fazer o cálculo dos elementos necessários para construir ou reformar o seu telhado:

  • Tipo de telha: Tégula Tradição – 10,4pç/m²
  • Fator inclinação para 30%: 1,044
  • Área Plana = 1 0m x 7 m = 70 m²
  • Área Inclinada = Área Plana x Fator Inclinação
  • Área Inclinada = 70 m² x 1,044 = 73,08 m²
  • Quantidade de telha = Área Inclinada x Consumo de telhas por m²
  • Quantidade de telha = 73,08 m² x 10,4 pç/m² = 761 pç

Normalmente essas informações são extraídas diretamente do próprio telhado com auxílio de uma trena. Procure fazer a retirada das medidas no pano já inclinado, e multiplique a área encontrada pelo consumo de telhas na fórmula (pç/m²).

Uma diferença a se notar aqui é que o pano já inclinado tem medida de 3,75m e na planta deu 3,65m.

  • Área do pano 1 = 10 m x 3,75 m =37,5 m²
  • Área do pano 2 = 10 m x 3,75 m = 37,5 m²
  • Área total dos 2 panos = 37,5 m² + 37,5 m² = 75,3 m²
  • Quantidade de telha = área total dos panos x consumo de telhas por m²
  • Quantidade de telha = 75,3 m² x 10,4 pç/m² = 783,12 pç

Pode ocorrer a variação de 1 peça por causa do arredondamento. É aconselhável incluir uma margem de 5% de telhas a mais para possíveis problemas com o transporte ou manuseio durante a obra.

Como dimensionar madeira para telhado?

O madeiramento ou ripamento como é conhecido no mercado, é diretamente influenciado pelo tipo de modelo de telha escolhida. Cada tipo de modelo tem uma especificação de espaço de entre eixos de cada galga.

Depois de definir qual a galga do seu telhado, poderá se saber a quantidade de telhas fiadas de ripa em cada pano. Desta forma, pode-se obter a quantidade de metros de ripas e multiplicar pelo número de fiadas e o comprimento horizontal do plano paralelo ao beiral.