Como arrumar maquina de lavar: 4 problemas comuns

Se em algum momento você estava lavando roupa e sua máquina parou de funcionar, não se desespere. Existem alguns passos simples que você poderá fazer em sua residência para tentar resolver o problema.

Como arrumar maquina de lavar

Nem sempre as pessoas têm dinheiro para procurar um profissional especializado ou uma empresa de assistência técnica autorizada em conserto de máquina de lavar. Ou mora em um local distante e não tem como levar ela para uma análise e reparo.

Se você puder procurar um profissional autônomo em sua região para te ajudar no concerto é o ideal. Além de ter um preço muito bom, eles podem solucionar problemas pequenos e médios imediatamente, permitindo você usar o seu eletrodoméstico.

Como arrumar maquina de lavar

Abaixo, veja 4 problemas comuns e como arrumar sua máquina de lavar roupas.

Máquina rasgando roupas

Devido ao tempo que muitas máquinas passam a ser usadas, elas podem desenvolver asperidade no tambor. E isso pode acontecer na tina ou no agitador e tambor. O que se pode fazer para consertá-la é lixar com cuidado.

Se o problema for mais profundo é recomendável a troca da peça. E se você quer fazer isso procure seguir estes passos:

  • Desparafuse a tampa da máquina e remova ela;
  • Desparafuse a tina e o batedor, e puxe alguns componentes;
  • Procure o auxílio de uma ferramenta para soltar a peça se ela não sair com facilidade.

Depois de fazer isso, você poderá substituir qualquer peça. Mas, faça isso com a máquina totalmente desligada da tomada.

Timer não funciona

Se você perceber que isso está ocorrendo, remova a tampa do painel da máquina com cuidado e verifique se não há nenhum fio solto. A maioria dos problemas de falhas no timer é por problemas elétricos.

Se tiver um voltímetro, use ele para verificar se a energia está passando e está livremente correndo. Procure nunca puxar os fios com a mão, sempre utilize luva e alicates com isolamento elétrico para fazer a substituição de qualquer peça na sua máquina de lavar.

Se for necessário substituir, procure na internet em sites ou lojas próximas que tenham ele original. Sempre utilize o modelo correto para sua marca e modelo de máquina de lavar. Normalmente a troca é bem simples, precisando apenas desparafusar alguns componentes e instalar o novo no lugar.

Máquina enche muito ou pouco

Normalmente este problema é na mangueira de distribuição de água. Esta peça normalmente sofre desgaste com o tempo devido ao uso. Se possível verifique se ela está aparentando alguma avaria para constatar o problema.

Se você constatar que o problema ocorre internamente na mangueira, em alguma das suas pontas, procure cortar 2 cm. Ou se for no meio, corte 2 cm e use um adaptador para unir a mangueira novamente. Porém, se isso não resolver, compre uma nova.

Máquina de lavar não para de encher

Se você ligou sua máquina em um dia qualquer e ela começou a transbordar, podem ser duas coisas que estejam causando isso. Uma peça chamada pressostato. Ele é uma peça que é chamada de sensor, e com ele é medido o nível de água da máquina.

Pode ser que sua máquina também tenha uma válvula de entrada de água onde ele fica instalado. Por identificar o nível de água dentro da sua máquina de lavar, ele envia essas informações para a placa e ela controla o nível.

Este tipo de peça normalmente é difícil de se deteriorar, porém, quando ocorre, a máquina pode apresentar este problema de transbordamento. Conforme o nível da água sobe, é formada uma pressão de ar e com isso o pressostato mede o nível de água no tambor.

Normalmente o pressostato tem uma mangueira por onde passa a pressão do ar e uma parte elétrica almofada de ar. E o problema que pode ocorrer aqui é que ela pode se soltar, sobrar ou furar. E fazer com que o pressostato pare de funcionar ou funcionando enviando informações irregulares para a placa.

Outro problema menos comum que pode ocorrer é estar acontecendo energização na válvula. Este problema ocorre na placa de potência, e faz com que ela continue enchendo. Retire o plug da tomada e teste, caso continue enchendo sem parar é o pressostato, caso não tenha energia na válvula pela placa.

Aprenda a consertar sua máquina de lavar EM CASA

Conclusão

A profissão de reparador de máquina de lavar está em alta. E cada vez mais está precisando de profissionais capacitados. E se você quiser mudar sua vida, poderá trabalhar para você mesmo com assistência técnica de máquinas de lavar. Procure um curso para isso.

Caso estes passos não tenham resolvido seu problema, será de fato necessário acionar um profissional ou empresa para fazer o reparo.