Como fazer rodinhas para móveis?

Há vezes em que você quer mudar a disposição dos seus móveis ou apenas quer que eles sejam fáceis de mudar de canto para limpar um cômodo, por exemplo.

rodinhas para móveis

Nessa situação, é ideal que você saiba como fazer rodinhas para móveis, certo? Antes mesmo de fazer a compra do seu kit de rodízios para móveis, é ideal saber como montar e demais detalhes sobre eles.

Não há como negar que a melhor dica para promover uma ótima organização e limpeza de um determinado cômodo é investir em rodinhas para os seus móveis.

Dessa forma, sempre que você precisar, basta arrastar, sem qualquer dificuldade, a fim de fazer a limpeza de uma determinada região. Sendo assim, ele se torna multiuso com rodinhas pequenas.

Inclusive, se você possui uma cozinha pequena e precisa otimizar o seu espaço, a melhor forma de guardar os seus alimentos e deixar tudo melhor disposto é através dessa técnica.

Mesmo porque, como os armários com rodinha geralmente são mais estreitos, fica mais fácil de ver tudo o que está armazenado nele.

Portanto, no artigo de hoje, iremos lhe ensinar como construir um armário com rodinhas do completo zero.

Contudo, saiba que todas as medidas que iremos citar se baseiam em espaços pré-definidos, mas nada impede de você adaptar de acordo com a sua necessidade.

Como fazer rodinhas para móveis?

Ao escolher a largura das tábuas de madeira, não deixe de considerar o tamanho do que você pretende armazenar dentro do seu armário. Então, sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Passo 1: Lixar as tábuas de madeira

O primeiro e talvez o mais importante passo de todos é você lixar todas as tábuas de madeira que você vai utilizar. Mesmo porque é dessa forma que você será capaz de remover todas as imperfeições e farpas, por exemplo.

Assim, evita qualquer risco de acidente e mantém uma estética mais agradável. Ao comprar a madeira, ela vai vir “crua”, por assim dizer.

Portanto, não deixe de lixar a tábua. A dica é começar com uma lixa que seja mais grossa e passar uma mais fina. Dessa forma, você vai conseguir uma superfície mais lisa.

Passo 2: Montar a estrutura do armário de rodinhas

O próximo passo é montar a estrutura do armário de rodinhas, mas como? Assim que construir o seu armário, é preciso começar com a moldura e, depois, adicionar as prateleiras.

Para poder construí-las, você pode posicionar 2 tábuas de mais ou menos 65,5 cm no meio das tábuas de 89 cm, sendo uma alinhada na parte superior e outra alinhada na região inferior delas.

Ao fazer isso, é só adicionar 2 parafusos em cada lado das tábuas de madeira. Isso vai fazer com que ela possa se sustentar.

Passo 3: Adicionar as prateleiras

Certo, em seguida, você precisa adicionar prateleiras. Nesse caso, a distância entre as prateleiras pode ser igual ou você pode fazer em alturas diferentes.

Na verdade, isso vai ficar a cargo de como você deseja armazenar. Quanto a isso, a melhor forma de decidir é medir algumas das embalagens ou recipientes que você tem e, depois, posicionar de acordo com elas.

Feito isso, você vai usar dois parafusos de cada lado também, a fim de deixar mais fixo. A dica nesse caso é: para ter a certeza de que as prateleiras estão retas, coloque um pedaço de madeiras entre elas e remova após adicionar os parafusos.

Passo 4: Cubra as lacunas com massa para madeira

Se porventura tiver lacunas entre as madeiras, basta adicionar massa para madeira, a fim de cobrir todas elas. Sem segredo algum.

Contudo, se o seu intuito é pintar depois, a melhor coisa a se fazer é encontrar uma massa para madeira com uma cor que seja semelhante à cor da madeira que você vai usar para o projeto.

Assim que colocar a massa e ela secar, é preciso lixar com cuidado, a fim de deixar tudo nivelado e remover qualquer tipo de imperfeição.

Outra dica é, com um pano de limpeza, umedeça com água e limpe toda a superfície. Depois, é só pintar como desejar.

Passo 5: Coloque as rodinhas no armário

Na parte inferior do armário, você vai precisar adicionar as rodinhas, sendo a melhor forma de fazer isso com duas delas em cada extremidade.

Contudo, tenha a certeza de que elas estão alinhadas. Fixe-as com parafusos menores para deixar um melhor acabamento.

Passo 6: Prenda a placa de MDF

Em um dos lados do armário, prenda a placa de MDF usando parafusos menores na volta dela.

Passo 7: Adicionar um puxador no armário com rodinhas

Você também pode decidir por usar um puxador comum, a fim de que possa usá-lo para pendurar um pano de prato, por exemplo.

Vide: Como fazer rodinhas caseiras