Tudo o que você precisa sobre lentes de contato dental

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Nos últimos anos, é comum observarmos o avanço de determinadas ações em diversas áreas que fazem parte do dia a dia do ser humano.

lentes de contato dental

Isso também ocorre dentro do mercado odontológico, através de algumas ferramentas que facilitam os tratamentos para os pacientes, por conta de sua facilidade, rapidez e conforto.

Na hora de cuidar de um problema mais específico, como alinhamento de dentes ou deixar o seu sorriso mais harmonioso, duas principais tecnologias têm sido muito procuradas pelos pacientes: o aparelho invisível e a lente de contato dental.

Em ambos os casos, é necessário realizar alguns exames por parte do paciente para entender melhor a situação, visando detalhar o tratamento através de fotografias, exames, moldes e escaneamentos em 3D.

Ao longo deste texto, abordaremos sobre as lentes de contato dental, através de alguns tópicos, e, ao final, traçaremos uma comparação com os aparelhos ortodônticos invisíveis. 

Os principais pontos que abordaremos são:

  • O que são as lentes de contato dental?;
  • Principais recomendações para a utilização;
  • Aparelho ortodôntico ou lente de contato: qual escolher?

O que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato dental são lâminas de espessura bem fina que tem como objetivo revestir os dentes do paciente. O material mais comum utilizado nesse procedimento é a zircônia pura translúcida.

Como comentamos anteriormente, é necessário realizar alguns exames para ter o desenho correto do molde para aquele tratamento. No momento da colocação, as lentes são coladas individualmente nos dentes do paciente.

O principal intuito das lentes é o aspecto estético, visando tornar os dentes mais brancos. Além disso, elas também têm como objetivo tornar o sorriso do paciente visualmente mais alinhado.

Principais recomendações para a utilização das lentes de contato

Por se tratar de um procedimento que é fixo nos dentes do paciente, as lentes de contato são feitas para resistir a qualquer situação cotidiana das pessoas, mas, mesmo assim, é fundamental seguir algumas recomendações para ter uma maior durabilidade.

Algumas das principais indicações feitas por dentistas são: manter a saúde bucal em dia, com pelo menos 3 escovações por dia, evitar morder alimentos duros e raspar os dentes em superfícies mais ásperas.

É importante citar que caso uma das lentes quebre ou se solte o conserto não é tão simples quanto com um aparelho ortodôntico, por isso o cuidado precisa ser redobrado nesse tratamento.

Aparelho ortodôntico ou lente de contato: qual escolher?

Em ambos os casos, é possível adquirir um sorriso visualmente mais alinhado. E no caso das lentes de contato, imediatamente é possível obter dentes mais brancos por “cobrir” o sorriso original do paciente.

Porém, o tratamento através das lentes de contato é de cunho totalmente estético, enquanto os aparelhos ortodônticos também são fundamentais para a reparação de dentes desalinhados.

E quando falamos de aparelhos ortodônticos invisíveis, ainda podemos destacar a transparência ao longo do tratamento, trazendo conforto, discrição e dentes alinhados ao final da sua utilização.

Dessa forma, é possível concluir que as lentes de contato são fundamentais para aqueles que buscam uma mudança visual mais urgente em seu sorriso, porém, os dentes desalinhados e/ou amarelados não sofrerão reparos durante esse procedimento.