Dicas
Como plantar cebolinha: 5 dicas informações
A cebolinha é usada na culinária brasileira como tempero de muitos pratos e, a parte boa sobre como plantar cebolinha, é que seu cultivo é muito fácil e pode ser feito em casa.
Este vegetal é usado na maior parte dos lares brasileiros e saber como plantá-lo em casa pode economizar bastante com as compras. Sem falar que você sempre terá um tempero fresco à disposição.
Normalmente o cultivo doméstico é feito a partir de mudas compradas no mercado para uso, mas também é possível fazer o cultivo através de sementes, já que é uma planta que não precisa de muito espaço ou de um vaso muito profundo.
As cebolinhas possuem raízes rasas e podem crescer até 30 cm. Sendo assim, é uma escolha perfeita para cultivar na sua horta em apartamento.

Como plantar Cebolinha por mudas?
Para plantar a cebolinha por mudas, você precisará de um ramo de cebolinhas ainda com a raiz e de um vaso com terra adubada. Vamos a um passo a passo de como executar esse plantio da forma correta:
- Compre uma muda de cebolinha com raízes;
- Corte 3 dedos acima da raiz;
- Plante a raízes no vaso com terra;
- Regue sem exagero;
- Não coloque em vasos muito pequenos;
- Coloque o vaso num local com boa iluminação, porém sem sol direto.
Para garantir que a cebolinha vai crescer sempre saudável certifique-se de deixar sempre 3 dedos de raiz proeminentes, assim a planta vai continuar a crescer.
É possível ver diferença de um dia pro outro.
Lembre-se de regar a planta com um pouquinho de água todos os dias.
Como plantar cebolinhas por sementes?
É como todos os outros processos de cultivo. Você vai precisar escolher o vaso adequado e comprar as sementes.
Depois de ter tudo o que precisa, é necessário exercitar a paciência. Diferente do cultivo a partir de mudas, o cultivo com sementes pode levar no mínimo 40 dias para dar algum resultado.
As sementes de cebolinha devem ser plantadas com 7 cm de distância entre elas e precisam de um canteiro de pelo menos 15 cm. Dessa forma, terão espaço suficiente para crescer e desenvolver suas raízes e caule.
Assim como na plantação de mudinhas, você precisa manter a cebolinha regada, com solo adubado e úmido, para que ela possa se desenvolver corretamente.
Como cuidar da cebolinha?
- Solo fértil e rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca;
- No mínimo quatro horas de luz solar direta por dia;
- Regar sempre que o solo estiver seco;
- De acordo com a cartilha da Embrapa, após o plantio, a colheita das folhas da cebolinha pode acontecer no prazo de de três a quatro meses;
Como plantar cebolinha na água?
Essa é a forma mais rápida e fácil de cultivar a cebolinha dentro de casa.
Para essa forma de cultivo, você vai precisar de um pote transparente, que seja alto (com pelo menos um palmo de altura), 1 ramo de cebolinha e água potável.
Comece o cultivo cortando a parte verde do ramo, deixando pelo menos 4 dedos de distância entre a raiz e esse corte. Depois de cortado, vai colocar a raiz da cebolinha dentro do pote alto que você tinha separado e encher o recipiente com água. Logo, deixe uns 2 dedos da muda sem água, para que seu caule possa crescer.
De um dia para o outro já é possível ver algum resultado, com o crescimento do caule.
Nesse método de plantio, é muito importante trocar a água do seu potinho pelo menos uma vez por dia, para garantir que ela vai ter todos os nutrientes e minerais que precisa para se desenvolver forte e saborosa.
Posso comprar plantas para cultivar na água?
Existem algumas espécies que permitem esse tipo de cultivo, porém, normalmente são flores e temperos. Cada uma delas vai ter uma forma própria de cultivo, mas a base do cultivo na água é ter potes transparentes que acomodam bem a raiz ou muda da planta que você quer cultivar.
Assim como a cebolinha, toda planta cultivada em água precisa ter a água do recipiente trocada diariamente, para garantir os minerais e vitaminas necessárias para continuar crescendo saudável.
Fizemos uma lista com algumas plantas que aceitam bem o cultivo em água, assim você pode selecionar as que mais gostar para fazer uma pequena horta doméstica, salvando ainda mais dinheiro com as compras do mês.
- Hortelã – basta colocar alguns ramos dentro de um copo ou pote transparente com água e esperar o crescimento de novos ramos. Também vai precisar colocá-la perto da janela alguns minutos por dia.
- Sálvia – deixe-a em um local fresco e arejado pois é propensa a mofar, então fique atento a ela.
- Stévia – precisa ser cultivada em locais quentes e com incidência de sol, prefira locais com boa iluminação.
- Erva-cidreira – precisa de um ambiente quente e com raios de sol por algum período do dia. Suas raízes começam a aparecer depois de 3 semanas.
- Alecrim – precisa de um local ensolarado e bastante tempo para mostrar suas raízes.
- Orégano – Precisa de um pouco de sol todos os dias e trocar a água pelo menos uma vez por dia. Suas folhas começam a crescer rapidamente e precisa colher apenas as folhas mais nas pontas.
- Manjericão – precisa de contato com a luz do sol e um ambiente quente para se desenvolver rapidamente.
- Tomilho – precisa de um local sem luz direta, seco e bem ventilado.
- Estragão – seu crescimento é mais rápido na primavera do que nas outras estações, precisa de um local quente e iluminado.
- Alface – precisa de um recipiente maior, um local ventilado e exposição ao sol.
Agora você já tem boas dicas de como plantar cebolinha e iniciar a sua horta em apartamento. Coloque as recomendações em prática e nunca mais sofra com a falta de ervas frescas para cozinhar. Seu filho não come cebolinha na cozinha? Veja alguns truques que ajudam a criança a comer melhor.
