Connect with us

Como Fazer Fácil!

Como Fazer Fácil!

Dicas

Como plantar cebolinha: 5 dicas informações

A cebolinha é usada na culinária brasileira como tempero de muitos pratos e, a parte boa sobre como plantar cebolinha, é que seu cultivo é muito fácil e pode ser feito em casa.

Este vegetal é usado na maior parte dos lares brasileiros e saber como plantá-lo em casa pode economizar bastante com as compras. Sem falar que você sempre terá um tempero fresco à disposição. 

Normalmente o cultivo doméstico é feito a partir de mudas compradas no mercado para uso, mas também é possível fazer o cultivo através de sementes, já que é uma planta que não precisa de muito espaço ou de um vaso muito profundo. 

As cebolinhas possuem raízes rasas e podem crescer até 30 cm. Sendo assim, é uma escolha perfeita para cultivar na sua horta em apartamento.

Como plantar cebolinha

Como plantar Cebolinha por mudas?

Para plantar a cebolinha por mudas, você precisará de um ramo de cebolinhas ainda com a raiz e de um vaso com terra adubada. Vamos a um passo a passo de como executar esse plantio da forma correta:

  1. Compre uma muda de cebolinha com raízes;
  2. Corte 3 dedos acima da raiz;
  3. Plante a raízes no vaso com terra;
  4. Regue sem exagero;
  5. Não coloque em vasos muito pequenos;
  6. Coloque o vaso num local com boa iluminação, porém sem sol direto. 

Para garantir que a cebolinha vai crescer sempre saudável certifique-se de deixar sempre 3 dedos de raiz proeminentes, assim a planta vai continuar a crescer. 

É possível ver diferença de um dia pro outro. 

Lembre-se de regar a planta com um pouquinho de água todos os dias. 

Como plantar cebolinhas por sementes?

É como todos os outros processos de cultivo. Você vai precisar escolher o vaso adequado e comprar as sementes. 

Depois de ter tudo o que precisa, é necessário exercitar a paciência. Diferente do cultivo a partir de mudas, o cultivo com sementes pode levar no mínimo 40 dias para dar algum resultado. 

As sementes de cebolinha devem ser plantadas com 7 cm de distância entre elas e precisam de um canteiro de pelo menos 15 cm. Dessa forma, terão espaço suficiente para crescer e desenvolver suas raízes e caule. 

Assim como na plantação de mudinhas, você precisa manter a cebolinha regada, com solo adubado e úmido, para que ela possa se desenvolver corretamente. 

Como cuidar da cebolinha?

  • Solo fértil e rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca; 
  • No mínimo quatro horas de luz solar direta por dia;
  • Regar sempre que o solo estiver seco;
  • De acordo com a cartilha da Embrapa, após o plantio, a colheita das folhas da cebolinha pode acontecer no prazo de de três a quatro meses;

Como plantar cebolinha na água?

Essa é a forma mais rápida e fácil de cultivar a cebolinha dentro de casa. 

Para essa forma de cultivo, você vai precisar de um pote transparente, que seja alto (com pelo menos um palmo de altura), 1 ramo de cebolinha e água potável. 

Comece o cultivo cortando a parte verde do ramo, deixando pelo menos 4 dedos de distância entre a raiz e esse corte. Depois de cortado, vai colocar a raiz da cebolinha dentro do pote alto que você tinha separado e encher o recipiente com água. Logo, deixe uns 2 dedos da muda sem água, para que seu caule possa crescer. 

De um dia para o outro já é possível ver algum resultado, com o crescimento do caule. 

Nesse método de plantio, é muito importante trocar a água do seu potinho pelo menos uma vez por dia, para garantir que ela vai ter todos os nutrientes e minerais que precisa para se desenvolver forte e saborosa.

Posso comprar plantas para cultivar na água?

Existem algumas espécies que permitem esse tipo de cultivo, porém, normalmente são flores e temperos. Cada uma delas vai ter uma forma própria de cultivo, mas a base do cultivo na água é ter potes transparentes que acomodam bem a raiz ou muda da planta que você quer cultivar. 

Assim como a cebolinha, toda planta cultivada em água precisa ter a água do recipiente trocada diariamente, para garantir os minerais e vitaminas necessárias para continuar crescendo saudável. 

Fizemos uma lista com algumas plantas que aceitam bem o cultivo em água, assim você pode selecionar as que mais gostar para fazer uma pequena horta doméstica, salvando ainda mais dinheiro com as compras do mês. 

  • Hortelã – basta colocar alguns ramos dentro de um copo ou pote transparente com água e esperar o crescimento de novos ramos. Também vai precisar colocá-la perto da janela alguns minutos por dia.
  • Sálvia – deixe-a em um local fresco e arejado pois é propensa a mofar, então fique atento a ela. 
  • Stévia – precisa ser cultivada em locais quentes e com incidência de sol, prefira locais com boa iluminação.
  • Erva-cidreira – precisa de um ambiente quente e com raios de sol por algum período do dia. Suas raízes começam a aparecer depois de 3 semanas. 
  • Alecrim – precisa de um local ensolarado e bastante tempo para mostrar suas raízes. 
  • Orégano – Precisa de um pouco de sol todos os dias e trocar a água pelo menos uma vez por dia. Suas folhas começam a crescer rapidamente e precisa colher apenas as folhas mais nas pontas. 
  • Manjericão – precisa de contato com a luz do sol e um ambiente quente para se desenvolver rapidamente. 
  • Tomilho – precisa de um local sem luz direta, seco e bem ventilado. 
  • Estragão – seu crescimento é mais rápido na primavera do que nas outras estações, precisa de um local quente e iluminado. 
  • Alface – precisa de um recipiente maior, um local ventilado e exposição ao sol.

Agora você já tem boas dicas de como plantar cebolinha e iniciar a sua horta em apartamento. Coloque as recomendações em prática e nunca mais sofra com a falta de ervas frescas para cozinhar. Seu filho não come cebolinha na cozinha? Veja alguns truques que ajudam a criança a comer melhor.

Continue Reading
To Top

Só um segundo. Carregando…

0