Web
Analytics

Como iniciar um negócio de conserto de roupas em casa

Como iniciar um negócio de conserto de roupas em casa? Confira quais as principais dicas para ganhar dinheiro com ajustes, reformas de roupas e costura!

Você não pode imaginar quantas pessoas precisam de conserto de roupas todos os dias. Se você é bom nessa profissão ou quer ser costureira, pode montar sua oficina de costura em casa, abrindo o seu próprio negócio.  

Neste artigo, vamos lhe contar todos os detalhes e dicas que deve levar em consideração para abrir uma oficina de conserto de roupas e começar a ganhar dinheiro com seus serviços de costura. O melhor de tudo é que também podemos ajudá-lo a divulgar seu negócio e atrair clientes.

Que serviços você vai oferecer aos seus clientes de conserto de roupas?

negócio de conserto de roupas em casa

A primeira coisa que você deve deixar claro são os serviços que pode oferecer. Muitas vezes, os clientes chegarão solicitando trabalhos relacionados à costura que podem não ser tão proficiente quanto outras tarefas. Um exemplo: se um cliente precisa apertar uma calça, com certeza não terá problemas, mas se uma mulher chegar para realizar ajuste de roupa de couro, você pode precisar saber como arrumar a peça sem danificá-la.

Faça uma lista das coisas que você realmente pode oferecer aos seus clientes de forma profissional e, claro, considere aprender ou melhorar esses trabalhos de costura para oferecê-los também aos seus clientes. 

Capacidade de trabalhar em arranjos de roupas

Você deve conhecer sua capacidade e desempenho em seu trabalho. Às vezes haverá clientes com pedidos fáceis e outras vezes trabalhos mais complicados, os quais podem deixá-lo sem tempo e com um problema técnico. Por isso, é essencial que ao perceber que está recebendo muitas encomendas, defina um ritmo de trabalho ou contrate um ajudante. 

Além disso, os imprevistos e contratempos podem aparecer, mesmo que você seja a melhor costureira, às vezes uma máquina falha ou você tem que atender outras coisas urgentes que atrasam o trabalho. Por isso é uma boa ideia ter uma pequena máquina de costura para emergências ou dar datas de entrega com mais um dia, para que vá sempre com tranquilidade e possa terminar o seu trabalho superando as surpresas de última hora.

Material, ferramentas e equipamentos de trabalho.

Vamos revisar as ferramentas básicas e o material que devemos ter em nossa oficina de costura para fazer arranjos de roupas:

  • Máquina de costura principal 
  • Máquina de costura para emergências 
  • Alfinetes 
  • Agulhas 
  • Pincushion 
  • Tesouras de corte 
  • Tesouras pontiagudas 
  • Estripador
  • Cortador de linha
  • Bobinas de fios coloridos 
  • Fita métrica 
  • Giz de alfaiate 
  • Mesa de corte média 
  • Manequim 
  • Cabide.

Espaço de trabalho para sua oficina de conserto de roupas em casa

Embora uma oficina de conserto de roupas não exija muito espaço no início, pense que além de sua máquina de costura e mesa de trabalho, deve ter espaço para se mover. Você deve se sentir confortável para trabalhar em sua oficina, nada exagerado, mas pensar que muitos trabalhos não são entregues no mesmo dia e que acumulará roupas de clientes é importante, pois é preciso armazená-las com cuidado. 

A oficina de costura deve ser grande o suficiente para caber um par de mesas medidas, uma para a máquina de costura e outra para trabalhar com tecidos, cortes e mesmo que você não faça roupas, pode ser usada para trabalhar com padrões se um dia precisar.

Você passará muitas horas sentado, sua cadeira deve ser confortável, um pouco acolchoada e firme para ajudá-lo a ter um bom desempenho sem se machucar.

Uma estante ou alguma cômoda pequena ou mobília de armazenamento para seus botões, ferramentas, etc., peça um lugar, mas eles são absolutamente necessários. Se você pode reservar uma parede só para isso. 

Um manequim não pede tanto espaço, mas se vai ter um pode colocá-lo entre as mesas ou num dos 4 cantos da sua oficina. Se a sala for grande o suficiente, pode ser útil deixar a mesa para trabalhar os tecidos no centro da oficina, para poder envolvê-la enquanto trabalha, é mais cômodo não ficar girando os tecidos por aí cada ponto.

A Iluminação, super importante.Tente aproveitar ao máximo a luz natural. Uma sala bem iluminada tem muito valor e você poderá aproveitar melhor as horas do dia. Mais tarde, ao entardecer e à noite, um bom flexo ou lâmpada que você possa mover entre as suas mesas será ideal para continuar trabalhando sem problemas. Não se esqueça da luz de teto para ocasiões.

 

Taxas e preços de costura: Quanto você vai cobrar de seus clientes?

Não é tão fácil decidir os preços porque você tem que jogar com vários fatores. Para começar, tem de ter lucro, senão o trabalho não vale a pena, mas também tem de oferecer preços razoáveis e acima de tudo melhorar a oferta da sua concorrência. Muitas vezes não importa se você é a melhor costureira, os clientes procuram os preços mais baixos. Parece fatal, mas é.

Um bom conselho é tentar saber os preços de seus concorrentes próximos ou procurar online para obter uma média razoável. Tenha cuidado se estiver procurando preços em outras cidades porque o que em uma cidade pode ser barato, em um bairro afastado pode parecer caro. É apenas um exemplo, o local não importa, mas tenha isso em mente. Seus preços devem ser competitivos, coloque-se no lugar do cliente e no lugar de sua concorrência.

Se conseguir que o seu negócio gere lucros, poderá jogar melhor com os preços, terá mais margem e, se baixar um pouco as taxas, poderá obter mais clientes e ter uma vantagem sobre a concorrência. 

Telefone para contato

Se puder, não use seu telefone pessoal para clientes. O ideal é oferecer um número de telefone específico para atendimento ao cliente, através do qual pode criar uma conta comercial no WhatsApp. 

Nome da empresa de conserto de roupas

Mostra-se que nomear uma empresa torna-a mais atrativa e gera maior confiança. Você pode usar seu próprio nome para começar, mas diminutivos e ferramentas de costura de nomes funcionam muito bem para costura. 

Publicidade impressa e cartões de visita

Imprima alguns papéis para deixá-los nos estabelecimentos da região. Se eles permitirem deixá-los no balcão ou colá-los na porta, isso pode ajudá-lo com a propaganda. Sempre coloque um desenho de costura no papel para chamar a atenção. 

De preferência em lojas onde entram mais pessoas que podem ser os seus clientes. Há uma alta porcentagem de mulheres como clientes de arranjos de costura e roupas: Armarinhos, cabeleireiros, lojas de roupas, lavanderias ou quitandas, seriam alguns exemplos.

Imprima um pequeno cartão com o nome da sua empresa e seu número de telefone (cartões de visita), para distribuí-los no momento oportuno. Eles funcionam da mesma forma que os jornais, mas é mais pessoal. Você pode entregá-lo em qualquer loja da região e eles recomendarem, ou entregá-lo aos seus clientes junto com a obra acabada, para que eles sempre carreguem seus dados com eles.

Redes sociais

Criar um perfil nas redes sociais é muito importante para qualquer negócio, pois você pode divulgar o seu trabalho para os clientes em potencial, além de utilizar os anúncios patrocinados para alcançar possíveis perfis que tenham interesse no seu trabalho, aumentando a clientela e transmitindo uma imagem de profissionalismo e confiança.